Linux

 

SISTEMA OPERACIONAL LINUX 

Linux é o termo geralmente usado para designar qualquer sistema operacional que utilize o núcleo LINUX. Foi desenvolvido pelo finlandês Linus Torvalds, inspirado em outro sistema operacional.

Linux é um sistema que faz a comunicação entre hardware (impressora, monitor, mouse, teclado) e software (aplicativos em geral). Uma distribuição do Linux nada mais é que o conjunto de programas de sistema e aplicativos reunidos num único CD-ROM.

 

O seu símbolo, é um pinguim, o Tux. Com ar de satisfeito, como se estivesse acabado de comer vários peixes. A ideia é que as crianças cheguem a perguntar: “Mamãe, posso ter um?”. 

 

LINUX versus WINDOWS

Hoje é muito comum a comparação entre o Windows e o Linux. Listamos a seguir algumas das principais diferenças entre esses sistemas operacionais:

 

 1. Acesso completo x Sem acesso

Provavelmente, a maior diferença entre o Windows e o Linux, é que no Linux você tem acesso completo ao código fonte. Você quer fazer o mesmo com o Windows? Boa sorte. A menos que você faça parte de um seleto grupo de pessoas, você nunca irá botar os olhos no código-fonte do sistema operacional da Microsoft.

 

2. Liberdade de licença x Restrições de licença

Com um sistema Linux, você é livre para modificar, lançar novamente e até vender os aplicativos que você usa (desde que mantenha o código fonte disponível). Você pode baixar uma simples cópia de uma distribuição Linux e instalar em quantas máquinas você queira.

3. Suporte completo de hardware x Suporte parcial

Um problema que aos poucos está sendo sanado é o suporte a hardware. Anos atrás, se você pretendia instalar Linux, você teria que escolher a dedo todo o equipamento do seu computador, ou não teria uma instalação 100% funcional. Hoje esta teoria caiu por terra.

4. Flexibilidade x Rigidez

A não ser que você pretenda pagar para instalar um aplicativo de terceiros, para alterar a aparência no Windows, você terá que se contentar com o que a Microsoft decidiu que é bom pra você. No Linux, você pode fazer seu programa ter a sua cara. Você pode ter exatamente o que você quer, desde um ambiente gráfico simples, até uma experiência 3D completa.

 5. Montagem automática de mídia removível x Montagem não automática

Uma questão frequente de novos usuários Linux é o modo como a mídia removível (CD, DVD, pen drive, etc.) é usada. A ideia de ter que “montar” manualmente uma unidade de CD para acessar seu conteúdo é totalmente estranho para novos usuários

 

Fonte: http://www.vivaolinux.com.br/linux/ 

 


Alameda Perimetral Sul, Condomínio Atlântico - Bequimão / São Luís - MA. CEP: 65.061- 530 Fone: (98) 9225-1295